sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dica: Macros no Word 2007


Tá ok. Primeiro: o que é esse tal de macro? De uma forma bem simples, pode-se dizer que macro é um conjunto de instruções que permite executar automaticamente várias outras instruções individuais, uma após a outra.

Vamos exemplificar: Você está elaborando um monografia e faz várias citações. As normas técnicas da ABNT exigem uma determinada formatação, a qual deve ser seguida à risca.

Porém, toda vez que você vai inserir uma citação é o mesmo sofrimento. Puxa margem dali, parágrafo dali, diminui a letra etc.

Aí que entra a macro. Você, com ela, pode automatizar todos esses procedimentos acima descritos, bem como quaisquer outros que desejar, bastanto apenas uma tecla (ou combinação) delas para que tudo seja feito automaticamente e você só tenha o trabalho de digitar seu texto. No caso acima, após inserir a citação, você pode criar outra macro, agora para voltar a formatação para inserção do texto normal.

Poxa! Legal isso! Mas como que eu crio essas macros?

Bem, vou aqui trabalhar com o Word 2007, onde temos primeiro que fazer umas configurações. Como diz o esquartejador, vamos por partes:

1. Abra o Word 2007.

2. Clique naquela bolinha com o símbolo do Office no canto superior esquerdo do programa.

3. Vai aparecer uma caixa com várias opções. Lá embaixo, clique em "Opções do Word".

4. Uma janela se abrirá. Marque a caixa onde está escrito: "Mostrar guia desenvolvedor na faixa de opções".

5. Clique em "Ok".

6. Você verá que na faixa de opções, lá em cima, apareceu a opção "Desenvolvedor". Não sei porque a Microsoft escondeu isso, mas não importa agora.

7. Clique em desenvolvedor.

8. Você observará, logo na esquerda da barra, a opção "Macros". Ao lado dela existe o recurso de "gravar macro". Clique neste último.




9. Uma janela se abrirá. Escolha o nome da Macro (por exemplo: Início de Citação), atribua uma tecla para executá-la ou uma combinação no teclado - basta clicar no teclado que apareceu na janela e depois na combinação de teclas que deseja para executar a macro - e dar ok.

10. A partir de agora, o Word estará gravando todos os seus movimentos. Aproveite e mude a formatação do texto, margens e parágrafos que acordo com seu desejo. Quando quiser parar a gravação é só voltar na guia de desenvolvedor e clicar em "Parar Gravação".

11. Pronto. Sua macro foi salva! Abra um novo documento e experimente pressionar as teclas que designou para sua macro e veja o que acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário